segunda-feira, 11 de abril de 2011

GP Malásia - 2011


Foi melhor do que Austrália. Mas ficou longe de ser uma boa corrida.

Na verdade, como já escrevi no post anterior, não concordo com o regulamento técnico desse ano. Acredito que as ultrapassagens foram banalizadas tanto pelos pneu utilizados quanto pelo KERS e principalmente pela asa traseira móvel.

O que se viu na Malásia foi um festival de ultrapassagens artificiais. E uma quantidade exagerada de borracha deixada na pista pelos pneus "farofentos" da Pirelli. Não que a fabricante italiana tenha culpa, a culpa, se assim podemos chamar, é da busca da FIA e da FOM (leia-se Bernie Ecclestone) por mais ultrapassagens.

De todo modo, vimos uma corrida mais movimentada do que foi a primeira da temporada. Várias disputas na pista e a conclusão de que Vettel nada de braçada para ser bicampeão.

A largada mostrou o "pulo" das duas Renault com Heidfeld e Petrov e de Schumacher que ao contrário do auge de sua carreira quando fazia largadas apenas razoáveis, desde que voltou no ano passado tem largado melhor que seu companheiro. Mesmo terminando a maioria das corridas em colocação pior que Rosberg.´

Rosberg que juntamente com Webber protagonizaram as duas piores largadas da corrida. Weber conseguindo recuperar-se devido ao carro que pilota e Rosberg sofrendo na segunda metade do pelotão também devido ao carro que pilota. A Mercedez dá mostras que tem potencial para bons resultados, mas que não se comprovam durante a corrida. A parte mais importante do fim de semana diga-se de passagem.

Sobre a Red Bull, uma observação. Não temos provas ainda do uso do KERS pela equipe austríaca. Desde a Austrália a equipe desconversa, mas fica evidente que algo de diferente hà nesse item particular do carro. Até Alonso deu mostras de desconfiar após os treinos, alegando que a velocidade de Vettel e Weber é a mesma sempre, nunca aumentando devido a um possível uso do KERS. E as menções feitas por Weber e Vettel durante a classificação e corridã não estão convencendo. Pessoalmente ainda acredito no que disse no post anterior, a Red Bull chegou a conclusão de que o ganho de velocidade proporcionado pelo KERS não justifica seu peso no carro. De todo modo, com ou sem KERS o carro está um nível acima dos demais. A McLaren é quem se mostra mais perto dos taurinos, porém a impressão que temos é que não vimos ainda todo o potencial do carro dos energéticos.

Segue o resultado da corrida:

1º Sebastian Vettel Red Bull 1h37min39s832
2º Jenson Button McLaren a 3s261
3º Nick Heidfeld Renault a 25s075
4º Mark Webber Red Bull a 26s384
5º Felipe Massa Ferrari a 36s958
6º Fernando Alonso Ferrari a 57s248*
7º Kamui Kobayashi Sauber a 1min06s439
8º Lewis Hamilton McLaren a 1min09s957*
9º Michael Schumacher Mercedes a 1min24s896
10º Paul di Resta Force India a 1min31s563
11º Adrian Sutil Force India a 1min41s379
12º Nico Rosberg Mercedes a 1 volta
13º Sébastien Buemi Toro Rosso a 1 volta
14º Jaime Alguersuari Toro Rosso a 1 volta
15º Heikki Kovalainen Lotus a 1 volta
16º Timo Glock Virgin a 2 voltas
17º Vitaly Petrov Renault Não terminou
18º Vitantonio Liuzzi Hispania Não terminou
19º Jerome D Ambrosio Virgin Não terminou
20º Jarno Trulli Lotus Não terminou
21º Sergio Perez Sauber Não terminou
22º Rubens Barrichello Williams Não terminou
23º Narain Karthikeyan Hispania Não terminou
24º Pastor Maldonado Williams Não terminou
* Alonso e Hamilton foram punidos pela disputa que travaram na parte final da corrida. O inglês por "defender a posição de modo não usual" (ou seja, mudar de trajetória mais de uma vez) e Alonso por ser considerado culpado no toque de sua asa dianteria no pneu traseiro de Hamilton.
Até a próxima!

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