terça-feira, 29 de março de 2011

GP Austrália 2011

Curto muito Fórmula 1, hà tempos, aliás. Não perco uma corrida, treino, acompanho notícias sempre, gosto de ler, de saber, de ver as fotos, os carros, os pilotos. Mas confesso que já hà alguns anos a Fórmula 1 não é mais a mesma. Pra falar a verdade isso começou a mudar nos últimos 10 anos. Mudanças constantes nas regras, tanto esportivas quanto técnicas e isso não é algo agradável ao público, tanto pelo fato das seguidas alterações quanto pela clareza e interpretação das regras pelas equipes e pilotos.

Enfim, não vou deixar de gostar e assistir, mas o entusiasmo já não é mais o mesmo. Embora tenha que admitir que a ansiedade e expectativa pelo início de um novo campeonato sempre existe.

Para esse ano três mudanças cruciais nas regras, a volta do KERS, a troca do fabricante dos pneus e a novidade da asa traseira móvel. Essa última além de ser uma mudança técnica exigiu ainda uma mudança esportiva para poder adequar seu uso durante os treinos e corridas.

Minha opinião pessoal sobre tais alterações: as regras antigas eram melhores. Explico: a começar pelos pneus, entendo que a mudança se deveu ao fato da saída da Bridgestone e não por opção da FIA, o que desta forma isenta a federação de culpa. Por outro lado enquanto a Pirelli forneça material igual para todos, por mais que os pneus sejam piores em comparação aos japoneses, é justo. E deve-se também dar crédito e tempo até a fabricante italiana desenvolver seus compostos. Afinal já se vão 20 anos de sua última partição na Fórmula 1.

O KERS, considerando-se que não tenho conhecimento técnico suficiente para julgá-lo corretamente, considero um desperdício de dinheiro e um investimento desnecessário. Vimos nessa corrida que a Red Bull com seu carro muito superior que a concorrência não sentiu a mínima falta do KERS. Um equipamento que aumenta o peso dos carros e não se comprovou realmente eficiente. Questiono então sua validade. Claro que em certas situações ele funciona, mas não acho que seja imprescindível.

E por último a ridícula asa traseira móvel. Uma solução tão contraditória na busca por mais ultrapassagens que vai contra uma das mais conhecidas regras da Fórmula 1, que diz que não se pode ter nenhum elemento aerodinâmico móvel. A começar por aí, abre-se uma brecha exclusiva para tal aparato. Ainda assim, sua utilização depende de controle imediato da FIA e subsequente autorização (computadorizada). Não vejo necessidade de se criar um artifício desse tipo para que se tenha mais ultrapassagens em pista. Além de toda a complexidade em sua utilização, seu uso ainda é restrito a determinados pontos da pista. Se a intenção era criar possibilidades maiores de ultrapassagens, creio que seria mais eficiente se sua utilização fosse libera em toda pista e em qualquer situação. Dessa forma aqueles que tivessem mais habilidade para utilizá-la teriam vantagem. Seria um prêmio aos pilotos mais completos. Ou então, que não seja permitida seu uso em definitivo. Não vejo sentido em sua utilizaçãod a forma como foi concebida.

E para finalizar, toda a expectativa criada em torno de todas essas mudanças não se concretizaram, a prova foi exatamente como estava sendo nos últimos anos. As melhores equipes com os melhores carros, praticamente o mesmo número de pit stops (sim, houveram mais do que antes, mas não o exagero que se esperava) e que não alterou em anda o desenrolar da corrida, poucas ultrapassagens e resultado previsível. Esse talvez o único ponto positivo, vitória de Vettel e Red Bull. O quê? Ponto positivo?? Previsibilidade? Quero que me entendam, quando digo que a vitória do melhor carro foi um ponto positivo, apenas quero dizer que acho justo o melhor piloto e melhor equipe confirmarem seu favoritismo. E que os concorrentes façam jus ao derrotarem os favoritos. Não concordo em vitória de equipes e pilotos ocasionadas pelo acaso, esporadicamente pode até ser legal, mas gosto de ver o trabalho bem feito ser premiado.

Espero postar algumas impressões da prova mais adiante e algum progresso na montagem do Lola do Piquet que está me dando certo trabalho.

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