sábado, 14 de maio de 2011

GP da Turquia 2011

Demora nas atualizações do blog? Novas postagens?? Nada de modelismo? E Fórmula 1???

Bom, meu modelo do Lola T-92 está meio parado mesmo. Estou num estágio que preciso fazer algumas observações e decidir alguns pontos sobre o que vou fazer. Se continuo da forma que está ou se faço mais alguns detalhes antes de pintar a carroceria. Portanto não tenho uma previsão de quando terei atualização do kit. Sorry, guys!

Mas falando em Fórmula 1, já faz quase uma semana que aconteceu o GP da Turquia e ainda não escrevi minhas impressões sobre a prova. Na verdade essa corrida acompanhei de forma mais superficial. Como era domingo do dia das mães, aproveitei pra assistir a corrida na casa de meus pais e inevitavelmente o assunto não foi exclusivamente Fórmula 1. De qualquer forma, a vitória do Vettel era mais do que esperada após tudo o que ele e a Red Bull fizeram nos treinos livres e classificação, principalmente no carro de Seb. Se pensarmos que ele destruiu seu carro na sexta-feira no primeiro treino livre, não treinou no segundo e ainda economizou um jogo de pneus macios durante o Q1 no sábado, veremos que Vettel está um ou até dois degraus acima dos outros concorrentes esse ano.

Exceção do carro número 1, a classificação e corrida foi muito movimentada. Novamente um festival de ultrapassagens e pit stops. As ultrapassagens propriamente ditas foram exremamente facilitadas, além da asa móvel, pelo trecho da pista escolhido para seu acionamento. Logicamente a reta oposta era o local apropriado para tal, mas o fato do ponto de acionamento da asa ser exatamente após uma pequena curva rápida entre duas retas fez com que os carros que se preparavam para tentar a ultrapassagem tivessem condições de pegar o vácuo na reta anterior e não perder aderência na curva feita de "pé embaixo". Assim, nada mais natural que fosse quase impossível segurar quem vinha atrás.

Vettel teve um desempenho tão superior na corrida, que sequer pudemos conferir se o seu KERS funcionou nesse fim de semana, ao contrário do que ocorreu na China. Webber, Alonso, Hamilton, Button fizeram uma prova muito boa. Rosberg foi bem, mas perdeu algumas posições levando-se em conta que após a primeira curva estava em segundo lugar. Felipe Massa fez uma corrida discreta, idependente do fato da Ferrari ter problemas em dois de seus pit stops. O brasileiro chegou cerca de 1 minuto e 10 segundos atrás de Alonso e somando-se o tempo perdido nos pits, cerca de 10 segundos no total, chegamos à conclusão que Massa não apresentou o bom desempenho das corridas anteriores em relação ao espanhol. Se quiser ter alguma chance contra Alonso, Massa não poderá perder rendimento nas próximas corridas, ou estará sujeito a ordens do tipo "seu companheiro está mais rápido que você! Entendeu?"

Barrichello teve mais um fim de semana para esquecer, apesar de uma pequena melhora. Mas para um piloto com mais de 300 provas disputadas, 2 vice campenatos e uma equipe multi campeã, sua 15ª colocação não mascara a péssima fase da Williams que durante a semana seguinte ao GP já sinaliza com grandes mudanças na sua organização.

Próximo Grande Prêmio será dia 22 de maio na Espanha. Vamos torcer por uma boa corrida, ao contrário dos anos anteriores onde as equipes tem tantos dados coletados durante a pré-temporada que os carros parecem ser controlados de dentro dos boxes. Mais do que nunca KERS, pneus e a asa móvel estarão à prova.

Até lá!

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